Desfile cívico de Cachoeira reverencia a Bahia nos 195 anos de independência do Brasil

No dia 25 de junho de 2017, às 15h, com saída na Praça da Aclamação, Cachoeira celebrará com desfile cívico seu ato heroico pela independência do Brasil.

Tendo como tema o protagonismo da cidade nos 195 anos da independência do país, tal desfile trará um enredo histórico que reverencia o rio Paraguaçu como ponto estratégico para Cachoeira e o Recôncavo da Bahia no período colonial, homenageia as mulheres, índios e negros que se dedicaram às lutas e retrata a história, trazendo o 25 de junho, o 7 de setembro e o 2 de julho para o centro da cena.

Os temas serão explorados pelas escolas municipais que possuem fanfarras escolares. O Colégio Estadual fechará o enredo representando o hino da cidade, de Sabino de Campos e Manoel Tranquilino Bastos, o qual foi executado pela primeira vez no centenário do 25 de junho, em 1922.

Tendo protagonizado nas batalhas pela independência do país no século 19, Cachoeira foi uma das pioneiras no processo de emancipação política de Portugal. Em 25 de junho de 1822 ela comemorou sua independência, tendo vencido batalhas com portugueses que na região atacaram.

Desde 25 de junho de 1824 a cidade comemora esta data em memória e homenagem ao seu ato heroico de batalha pela independência. No início do século XX ela passou a realizar seu desfile cívico nos moldes atuais. Como manifestação que busca retratar o momento vivenciado, participam cavaleiros e/ou cavalaria montada, os oficiais do guarda nacional, escolas locais, filarmônicas, além de fanfarras de escolas convidadas.

Toda a montagem do desfile se envolve numa busca pela representação do ato heroico que reconhece Cachoeira, o Recôncavo Baiano e a Bahia como protagonistas deste importante momento da história do país.

Texto: Secretaria de Educação de Cachoeira

...