Carregando...

Prefeitura de Cachoeira realiza visita na Barragem Pedra do Cavalo

A pedido do prefeito de Cachoeira, Tato, foi realizada uma visita, na última sexta-feira (05), na Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo. O encontro teve o objetivo de ampliar o conhecimento do Município sobre o funcionamento da usina e a segurança da barragem. Na visita também foi feita a entrega de Equipamentos de Proteção Individual doados pela Votorantim, empresa que administra a usina, para a Secretaria de Saúde de Cachoeira.

Na oportunidade, o gerente da Usina, Dejair Lima, apresentou dados e explicou que, apesar da elevação do volume de água, fato decorrente da grande afluência de chuvas no período, o nível observado no reservatório se mantém dentro da normalidade de sua capacidade habitual. A barragem é de usos múltiplos e atua como controladora de cheias, evitando que haja elevações bruscas no nível do Rio Paraguaçu, além de promover o abastecimento humano, irrigação e geração de energia.

Dejair ainda ressaltou que o controle do nível da água da barragem é feito por meio dos vertedouros, que funcionam como o “ladrão” das caixas d’água, deixando escapar o excesso. “Essas estruturas permitem o escoamento quando o nível da represa atinge seu limite máximo operacional para o período (maio a outubro), que para a Barragem Pedra do Cavalo é de 120 metros, já o nível máximo do reservatório pode chegar a 124 metros”.

A visita contou com a participação do prefeito de Cachoeira, Tato, da secretária Municipal de Saúde, Sinara do Rosário, do assessor Jurídico da Prefeitura, Igor Vinícius Oliveira, e do vereador Abimael Araújo que foram recebidos pelo gerente da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, Dejair Lima.

ASCOM – Prefeitura de Cachoeira